Cursos de Graduação em Ciências: uma Análise dos Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE

  • Rossano André Dal-Farra Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Maria Eloisa Farias Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Marlise Geller Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Tânia Renata Prochnow Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20

Os desafios da docência contemporânea no Ensino de Ciências têm demandando uma sólida formação no âmbito técnico, nas questões relativas à docência e nos grandes temas da contemporaneidade atinentes à denominada formação geral. Diante do aumento do número de cursos e das modificações na legislação educacional pelo SINAES e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores não pode prescindir de estudos que analisem os indicadores produzidos nos últimos anos, visando compreender melhor questões relevantes para a formação dos docentes para a educação em ciências no Brasil. Por esta razão, o objetivo deste estudo é avaliar os dados oriundos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do ano de 2008 analisando os resultados obtidos pelos alunos dos cursos de Química, Física e Biologia, comparando-os dos estudantes de cursos das Ciências Humanas visando contribuir para o importante repensar das práticas educativas nos cursos de formação de professores.

Publicado
Dez 22, 2012
Como citar
DAL-FARRA, Rossano André et al. Cursos de Graduação em Ciências: uma Análise dos Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 3-20, dez. 2012. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3217>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p3-20.
Seção
Artigos

Palavras-chave

ENADE, formção de professores, Ensino de Ciências, Educação Superior