Gêneros discursivos na modalidade retórica do orientar: estudo com estudantes do ensino médio

  • Osmar de Souza FURB
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p18

Resumo

Este artigo origina-se de uma pesquisa envolvendo alunos do ensino médio, para se compreender a interação escrita de alunos com gêneros discursivos pertencentes à ordem do orientar. O estudo se concentra numa sequência didática desenvolvida numa segunda série do ensino médio. A sequência didática é entendida como um conjunto de atividades em que o aluno se detém num determinado gênero textual, observando como, de uma etapa a outra ocorre ou não transformações substanciais que permitam o reconhecimento de que o aluno atende às exigências do gênero selecionado. O comando para escrita se concentrou em que os alunos deveriam pensar num brinquedo que necessitasse de instrução para o seu uso adequado. Os alunos deveriam ter como referência textos de manuais de instrução, receitas, jogos educativos, materiais de informáticas que implicam instalação entre outros. Os gêneros discursivos são entendidos como tipos de textos, relativamente estáveis e que dependem da esfera social em que são usados. Os resultados apontaram para textos em que a modalidade retórica usada foi a descritiva, com orientações limitadas, na primeira versão. Poucas alterações foram encontradas na versão final.

Publicado
Ago 11, 2011
Como citar
SOUZA, Osmar de. Gêneros discursivos na modalidade retórica do orientar: estudo com estudantes do ensino médio. Revista Dynamis, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 18, ago. 2011. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/1843>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p18.
Seção
Ensino

Palavras-chave

Material de instrução. Sequência Didática. Modalidade retórica. Orientar.