EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO CRÔNICA DE ETANOL SOBRE A APRENDIZAGEM NO RECONHECIMENTO DE OBJETOS EM CAMUNDONGOS NADADORES

  • José Geraldo Pereira Cruz FURB
  • Débora Delwing FURB
  • Anelise Samara Brunelli FURB
  • Gabrielle Cordeiro de Oliveira FURB
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n2p26%20-%2031

Resumo

Este estudo examina a capacidade do exercício físico em reduzir as graves alterações comportamentais induzidas pelo álcool. Associações entre reconhecimento de objetos e o teste do campo aberto foram estudadas. Camundongos nadadores e sedentários controles receberam diferentes doses de etanol (0; 0,1 e 0,2 g/kg). Os testes foram realizados 2 e 24 horas após o treinamento. Durante a sessão teste de 5 minutos, os animais foram expostos a dois objetos: o objeto familiar utilizado no treinamento e um novo objeto. Análises comportamentais durante os testes, mostraram que os camundongos nadadores, tratados com salina, durante os testes de 2 (F2,54 = 7.429; p<0,001; memória a curto prazo) e 24 horas (F2,54 = 3.507; p<0,001; memória a longo prazo),  permaneciam mais tempo explorando o novo que o objeto familiar (razão de discriminação). Em contraste, camundongos controles e nadadores tratados com etanol apresentavam o mesmo tempo de exploração do objeto familiar e do novo objeto (p>0,05). No campo aberto, o treinamento de natação e tratamento com salina, aumentou significativamente a exploração durante os testes de 2 (F2,54 = 26.178; p<0,001) e 24 horas (F2,54 = 28.715; p<0,001), sugerindo um efeito ansiolítico. Nossos resultados indicam que o exercício de natação modifica a memória e a atividade exploratória, mas é incapaz de bloquear os efeitos tóxicos do etanol.
Publicado
Mar 8, 2010
Como citar
CRUZ, José Geraldo Pereira et al. EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO CRÔNICA DE ETANOL SOBRE A APRENDIZAGEM NO RECONHECIMENTO DE OBJETOS EM CAMUNDONGOS NADADORES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 26 - 31, mar. 2010. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/1501>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n2p26 - 31.
Seção
Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Palavras-chave

álcool, aprendizagem, exercício, memória