As concepções acerca de modelos matemáticos de alunos do curso de administração

  • Márcia Jussara H. Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Milton Antonio Zaro UFRGS
  • Maria Isabel Timm UFRGS

Resumo

Este estudo, realizado com 58 alunos da disciplina Pesquisa Operacional do curso de Administração do Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS, tem por objetivo mostrar as mudanças nas concepções dos alunos acerca do conceito modelo matemático. Apresenta sustentação teórica em Dutra et al (2006), Tavares (2007), Novak (1988, 1990), Moreira e Masini (1982), Ausubel (2003), Moreira (1987), Bassanezi (2002), Goldbarg (2000), Gazzeta (1989), Pidd (1998), Granger (1969), Biembengut (2003), Warwick (2007), Hein e Loersch (1999), Lachtermacher (2007), Prado (1999) e Caixeta Filho (2004). Os resultados da pesquisa fazem parte da tese de doutoramento a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia baseou-se na comparação de mapas conceituais representados no início do semestre com os mapas conceituais finais, realizados ao término do semestre letivo. Observou-se que o mapa conceitual final do conceito modelo matemático tem mais conceitos e frases de ligação se compa¬rado ao inicial. Os referidos mapas ainda mostraram evidências da conscientização dos alunos acerca de modelos matemáticos para sua formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como citar
REHFELDT, Márcia Jussara H.; ZARO, Milton Antonio; TIMM, Maria Isabel. As concepções acerca de modelos matemáticos de alunos do curso de administração. Revista Dynamis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 09-17, abr. 2009. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/1269>. Acesso em: 08 dez. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n2p09-17.
Seção
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Palavras-chave

modelagem matemática, aprendizagem significativa, situações-problema, mapa conceitual, alunos do curso de Administração