O processo de tomada de decisão sob o viés da ecossocioeconomia das organizações: relevando a perspectiva da extra-racionalidade

  • Elisa L. Signori FURB
  • Henrique Felski FURB
  • Carlos Alberto C. Sampaio FURB

Resumo

A dinâmica socioeconômica atual na qual se enfatiza a maximização dos lucros de forma descomedida acarreta uma alteração significativa nos modos de vida tradicionais que procuram adequar-se aos modelos de utilitarismo econômico. Diante dessa problemática, surgem os estudos em ecossocioeconomia que pretendem utilizar metodologias de gestão que enfatizam ações participativas, descentralizadas e, além disso, socialmente e ambientalmente responsáveis. Este trabalho surge, então, com a proposta de explorar os processos de tomada de decisão e, para isso, fez-se um estudo desses processos na Cooperativa Arte Rio: Artesãos de Vime de Rio dos Cedros (SC). A metodologia de trabalho constituiu-se de pesquisa bibliográfica, observação participante e pesquisa exploratória de experiências que trouxessem aprendizados para melhorar a concepção do projeto. Ao se analisar os processos de tomada de decisão da Cooperativa Arte Rio percebem-se pequenos conflitos entre coordenação, diretoria e cooperados e, em virtude disso, as decisões nem sempre são tomadas em acordo coletivo. Além disso, a racionalidade que ainda permeia na cooperativa é a instrumental, baseada no cálculo individual e no ganho econômico. Fazendo um comparativo com as outras experiências analisadas percebe-se como o ideário cooperativista ainda é pouco explorado na Arte Rio e isso tem dificultado a emancipação da cooperativa que é, ainda, totalmente dependente do auxílio do Sebrae e da Prefeitura Municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como citar
SIGNORI, Elisa L.; FELSKI, Henrique; SAMPAIO, Carlos Alberto C.. O processo de tomada de decisão sob o viés da ecossocioeconomia das organizações: relevando a perspectiva da extra-racionalidade. Revista Dynamis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 01-08, abr. 2009. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/1268>. Acesso em: 12 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2008v14n2p01-08.
Seção
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Palavras-chave

Ecossocioeconomia; Tomada de Decisão, Associativismo; Cooperativismo; Racionalidade