ENSINO TECNOLÓGICO EM PERSPECTIVA E A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA DE TECNOLOGIA E TÉCNICA

  • Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).
  • Amarildo Menezes Gonzaga, Prof. Dr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-6082-3370

Resumo

Refletimos, a partir de pesquisa bibliográfica filosófico-pedagógica, o que é Ensino Tecnológico (ET). Expomos os elementos Ensino, Aprendizagem, Educação, Técnica, Tecnologia, como seus constituintes, interrelacionados, com futuro incerto, exceto se os olhamos através do tempo e decidirmos para onde queremos ir como sociedade cientifizada. Concluímos que o momento é de nos posicionarmos e assumirmos identidade própria a fim de ensinar nossos alunos para uma formação holística, um futuro democrático e consciente entre sociedade e habitat, ou se desviamos da essência pedagógica para mirar apenas na Técnica e na Tecnologia, perdendo de vista o humano. Defendemos que Tecnologia é o desenvolvimento da capacidade simbólica do homem, manifesta pela materialização da forma sobre a substância (produções técnicas) e que consciente disso, o humano manifesta-se culturalmente ou, irrefletido, é mero veículo de sua obra. Vemos na alfabetização científica um percurso viável para efetuar essa compreensão de ET.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
GONÇALVES, Carmen Érica Lima de Campos; GONZAGA, Amarildo Menezes. ENSINO TECNOLÓGICO EM PERSPECTIVA E A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA DE TECNOLOGIA E TÉCNICA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 209-230, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/10480>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p209-230.
Seção
Artigos