REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TAS: PROBLEMÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA

Resumo

Essa pesquisa apresenta o resultado de uma revisão de literatura relacionado ao ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) desenvolvida a partir de dois eventos brasileiros de ensino de física: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). Nesse sentido, com a constituição do corpus de pesquisa, a partir da técnica de Análise de Conteúdo AC), chegou-se a duas categorias que são discutidas a partir do referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Através das categorias emergentes foi possível identificar e compreender algumas das principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores ao se trabalhar com a temática de FMC no contexto do ensino médio, sendo elas: dificuldades com operações matemáticas; falta de empenho e motivação; falta de estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades experimentais; carga horária reduzida da disciplina de Física no Ensino Médio; deficiência na formação de professores. A partir deste quadro será apresentada uma análise com relação a essas problemáticas e suas implicações.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
GOULART, Guilherme Salgueiro; LEONEL, André Ary. REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TAS: PROBLEMÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 231-251, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/10335>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p231-251.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Física; Eventos; Dificuldades e desafios; Física Moderna e Contemporânea; Teoria da Aprendizagem Significativa