FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A BNCC E A BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE PARA CONSTRUIR OS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS

  • Marco Aurélio Torres Rodrigues Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Santana do Livramento - RS
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo que é parte de uma  pesquisa mais abrangente que pretende acompanhar o processo de implantação, problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre novas exigências na disciplina de Ciências para Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação continuada de um grupo de professores da rede do município de Santana do Livramento – RS. Norteados pela questão “Que caminhos uma formação continuada, voltada a educadoras e educadores que atuam nos Anos Iniciais do EF, deve trilhar com o intuito de auxiliá-los a dar conta desse novo mecanismo burocrático e normativo, a BNCC, fomentando a (re)construção de seus currículos de Ciências, a partir da promoção da autonomia docente em busca do desenvolvimento de um professor reflexivo-crítico (CONTRERAS, 2002)?” delineamos uma investigação em dois estudos. Apresentamos aqui etapas e alguns resultados do Estudo I, enquanto pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
RODRIGUES, Marco Aurélio Torres; MASSONI, Neusa Teresinha. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A BNCC E A BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE PARA CONSTRUIR OS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 186-208, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/10258>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p186-208.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação Continuada de Professores; Educadores Generalistas; BNCC