PERSISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MEIOSE NO ENSINO DE GENÉTICA ENTRE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Adlane Vilas-Boas Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-7026-5539
  • Luís Fonseca Guerra Programa de PG em Genética, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Marina de Lima Tavares Departamento de Métodos e Técnicas, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A complexidade da Genética contribui para dificuldades no entendimento de conceitos e processos essenciais na área, sendo a meiose um dos conteúdos de difícil compreensão. O objetivo do estudo aqui apresentado foi compreender como licenciandos de Ciências Biológicas entendem a divisão meiótica e sua relação com a genética mendeliana, a partir da análise de uma tarefa desenvolvida em uma disciplina. Os resultados observados foram analisados à luz da literatura que tenta avaliar porque erros conceituais nessa área de conhecimentos são persistentes e o papel do professor em formação nesse cenário. As concepções alternativas que se destacaram na análise foram sobre a conexão do processo de replicação na meiose e conceitos como locos e ploidia. Conclui-se que as concepções alternativas aqui descritas apontam aos professores onde podem estar as principais dúvidas e questões dos estudantes sobre o conteúdo de divisão celular e auxiliá-los na busca de novas estratégias didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
VILAS-BOAS, Adlane; GUERRA, Luís Fonseca; TAVARES, Marina de Lima. PERSISTÊNCIA DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE MEIOSE NO ENSINO DE GENÉTICA ENTRE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 107-126, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/10215>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p107-126.
Seção
Artigos

Palavras-chave

concepções alternativas; meiose; genética mendeliana; diagramação de meiose; estudante de licenciatura