MODELAGEM MATEMATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DO XI CNMEM

  • Girlane da Silva dos Santos Secretaria do Estado da Bahia.
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Resumo

Este objetiva analisar os trabalhos sobre Modelagem Matemática e Formação de Professores nos anais da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – XI CNMEM, de forma a perceber como as discussões relacionadas a esta temática vem sendo apresentadas nesse evento. A pesquisa é qualitativa, e corpus de análise são sete artigos, selecionados nos anais da Conferência, analisados mediantes as categorias definidas a priori: a) objetivo das pesquisas; b) metodologia das pesquisas; c) as bases teóricas; e d) resultados das pesquisas. Os resultados monstraram a existência de diferentes concepções da Modelagem Matemática, as quais possibilitam que os profissionais as utilizem com abordagens distintas. Com isso, percebeu-se a importância de fomentar cursos de formação continuada para docentes, bem como propiciar novos mecanismos que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem, instigando o professor a (re)pensar sobre sua prática educativa.

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Publicado
Mar 30, 2022
Como citar
SANTOS, Girlane da Silva dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. MODELAGEM MATEMATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DO XI CNMEM. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 92-106, mar. 2022. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/10094>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p92-106.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Matemática; Formação Continuada; Processos Educativos.