Notícias
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Submissões
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 16 (2021): Publicação contínua
Publicado:
2021-03-29
Artigos
APROPRIAÇÕES DO MODELO PEDAGÓGICO RACIONALISTA NA ESCOLA MODERNA DE STELTON (1920 – 1925)
Douglas Bahr Leutprecht, Norberto Dallabrida
e7912
PDF
PROJETO LINGUAGEM DO MOVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marília Harbs, Patrícia Neto Fontes, Maristela Pitz dos Santos
e7921
PDF
PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE DIREITO NO ENSINO SEMIPRESENCIAL
Fábio Teixeira, Marly Kruger de Pesce, Letícia Cassino Kataniwa
e8115
PDF
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NA ESCRITA COLETIVA DE TEXTOS: UMA ANALISE DA MEDIAÇÃO DOCENTE
Telma Ferraz Leal, Ana Carolina Perrusi Brandão, Rielda Karyna de Albuquerque
e8148
PDF
PROGRAMA ESCOLA ABERTA, DESDE O INÍCIO UMA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE: REVISÃO DE LITERATURA
Claudio D. Rosa, Marco Aúrelio Avila, Christiana Cabicieri Profice
e8315
PDF
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS DIÁLOGOS
Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Danilo Augusto Ferreira de Jesuz
e8323
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: BASES E PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DISCENTES
Glebson Moura Silva, Roxane de Alencar Irineu
e8350
PDF
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A “QUALIDADE” COMO PROBLEMA
Maria Helena Michels
e8358
PDF
ENSINO LIVRE E AULAS NOTURNAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE SILVINO ELVÍDIO CARNEIRO DA CUNHA (1870 – 1875)
Suenya do Nascimento Costa
e8374
PDF
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOS LIMITES E POSSIBILIDADES NA DIREÇÃO DA UNIVERSALIZAÇÃO
José Aparecido Valério Mendonça Júnior, Jack Roberto Silva Fhon, Marcos Cassin
e8411
PDF
USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Jonas Rafael Nikolay
e8434
PDF
EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Sandro de Castro Pitano, Rosa Elena Noal, Leonardo Alves Brignol
e8435
PDF
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM INSTITUIÇÕES PENAIS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
Jane Mery Richter Voigt, Dhuan Luiz Xavier
e8454
PDF
TAREFAS DE ANÁLISE DE REGISTROS SEMIÓTICOS – AMPLIANDO A COMPREENSÃO MATEMÁTICA SOBRE MULTIPLICAÇÃO
Maria Alves Azerêdo, Thaline Cabral Arruda
e8458
PDF
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
Alia Barrios, Giulia Ribeiro Salgado, Natália Nascimento Miranda
e8471
PDF
PROFISSÃO DOCENTE EM QUESTÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA
Charles Maycon Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
e8487
PDF
ALFABETIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A COLONIALIDADE NA ESCOLA
Fabiana Eckhardt
e8502
PDF
UMA ODE AO VOO DE LIBERDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE A INTOLERÂNCIA PELA AMBIGUIDADE À LUZ DA TEORIA AUSUBELIANA
Herton Fabiano Tramontin, Ronaldo da Silva
e8536
PDF
DISCURSOS MORAIS E ÉTICOS DE ADOLESCENTES CABO-VERDIANOS E BRASILEIROS SOBRE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES E HÁBITOS NUTRICIONAIS ADEQUADOS
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva
e8568
PDF
O EDUCANDO EM LIBERDADE ASSISTIDA E OS PROCESSOS EDUCATIVOS (IM)POSSÍVEIS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR
Jacyara Silva de Paiva, Rodrigo Bravin, Hiran Pinel
e8570
PDF
A ANÁLISE TEMÁTICA COMO METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Liane Serra da Rosa, Luiz Fernando Mackedanz
e8574
PDF
CURRÍCULO NACIONAL NA EDUCAÇÃO DE PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE DIZEM ESTUDOS INTERNACIONAIS?
Zenilde Durli
e8608
PDF
PESQUISA RELACIONAL: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Pedro Henrique Oliveira de Campos, Rita de Cássia de Souza
e8665
PDF
LETRAMENTO ACADÊMICO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS PROPOSTAS DE ESCRITA
Rosana Mara Koerner, Emanuelle Santiago
e8672
PDF
INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Sebastião Luiz da Silva Neto, Bruna Rafaela Ferreira da Silva, Bruno Silva Leite
e8675
PDF
SOCIOMATERIALIDADE E TEORIA ATOR-REDE NA EDUCAÇÃO
Patrícia Silva, Nelson Pretto
e8676
PDF
OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE: QUAIS AS SUAS EXPECTATIVAS?
Rubens Zampar Junior, Maria de Fátima Ramos Andrade, Ana Silvia Moço Aparício
e8684
PDF
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE SESI-SP NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Nonato Assis de Miranda, Fernanda Dias Guilhermoni
e8686
PDF
OS ARARA (KARO TAP): MODOS DE SER E PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO EM MEIO À COLONIZAÇÃO AMAZÔNICA
Maria Isabel Alonso Alves, Heitor Queirós de Medeiros, Marli Peme Arara
e8769
PDF
PLÁGIO NA ACADEMIA: CASOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Zélia Pires da Silveira, Eucídio Pimenta Arruda, Durcelina Ereni Pimenta Arruda
e8785
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULAR
Adriana Moreira de Souza Corrêa, Aparecida Carneiro Pires
e8819
PDF
O ESTADO DA ARTE SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BRAGANÇA (2009-2019)
Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Raquel Amorim dos Santos
e8851
PDF
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO
Claudiovane Parralego de Aguiar, Flávia Dias de Souza
e8867
PDF
INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA COMO RECURSO ARGUMENTATIVO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS
Jéssica Greice Cunha da Silva, Veronice Camargo da Silva
e8887
PDF
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
Lilia Cristina Dos Santos Diniz Alves, Elizabeth Gomes Souza
e8918
PDF
NECESSIDADES FORMATIVAS DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO-BASE DA I CONFERÊNCIA NACIONAL
Alexandre Leite dos Santos Silva, Gardner de Andrade Arrais, Suzana Gomes Lopes
e8966
PDF
A IMPRENSA NA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (1993-2018)
Simone Burioli Ivashita
e9009
PDF
NÚCLEO TEMÁTICO INCLUSIVO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Gisele Soares Lemos Shaw
e9037
PDF
TEMPO INTEGRAL E VALORIZAÇÃO DOCENTE EM PLANOS DE EDUCAÇÃO E DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Lígia Martha Coelho, Dayse Martins Hora, Raphael Mota Guilarducci
e9056
PDF
DE PROFESSOR A FORMADOR: DESAFIOS DE PROFESSORES AO TORNAREM-SE FORMADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gilton Luís Torres, Neusa Banhara Ambrosetti
e9060
PDF
PARA O TRABALHO OU PELO TRABALHO? CONSIDERAÇÕES SOBRE CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Ana Carolina Rigoni Carmo, João Antônio Miranda Tello Ramos Gonçalves
e9076
PDF
UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Reginaldo Fernando Carneiro, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira
e9093
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS SOCIAIS: POSSIBILIDADES A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU
Adriane Knoblauch, Luana Lopes, Izabel Jensen Santana
e9099
PDF
EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: A LUTA POR UMA CONSTRUÇÃO DECOLONIAL NO QUILOMBO DE MATA CAVALO
Michèle Sato, Déborah Luíza Moreira Santana Santos, Regina Aparecida Silva
e9100
PDF
AVALIAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
Marcia Regina Selpa, Cássia Ferri, William Campos da Silva
e9114
pdf
FORMAÇÃO EM SERVIÇO E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA ARTICULAÇÃO EPISTEMOLOGICAMENTE POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fatima Peres Zago de Oliveira, Tiago Ravel Schroeder, Kariston Pereira
e9118
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Caroline Porto de Oliveira, Isabela Cristina Brito Gonçalves
e9151
PDF
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: O DESEJO DE ESCREVER NA PASSAGEM DO DESENHO À LETRA
Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho
e9164
pdf
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PESQUISAS
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Ana Lúcia Pereira
e9172
pdf
UNA MIRADA A LAS TIC DESDE LA ALFABETIZACIÓN MEDIÁTICA INFORMACIONAL (AMI) EN EL DESARROLLO EDUCATIVO VENEZOLANO.
Sheila Carolina Sanchez Carrillo, Uriel José Castellanos Aguirre
e9967
pdf
Práticas Pedagógicas
REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA: ENTRE A PEDAGOGIA DIFERENCIADA E OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Renata Porcher Scherer, Mariangela Kraemer Lenz Ziede
e8413
PDF
ESPORTES DE AVENTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Luiz Antônio Iacznski, Juliana de Paula Figueiredo, Viviane Preichardt Duek
e8429
PDF
A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR PARA UM CURSO DE DIREITO
Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, João Henrique Suanno
e8440
PDF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA “PIBIDIANA” COM UMA ATIVIDADE DO PISA
Fábio Alexandre Borges, Milene Nagila Mesquita
e8687
PDF
EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO
Zilene Moreira Soares, Nathany Ribeiro dos Santos
e8896
PDF
Procedimentos adotados para a sala de aula à luz das metodologias ativas: um relato de experiência
Fernanda Luzia Lunkes, Gustavo Johann Lunkes
e9001
PDF
VIVÊNCIA DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Gabrielle Lenz da Silva, Síglia Pimentel Höher Camargo
e9107
PDF
“INTERNATIONAL BANQUET” EM RONDÔNIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM A LÍNGUA INGLESA NO IFRO, CAMPUS ARIQUEMES
Robson Fonseca Simões, Isac Rocha Da Silva
e9183
pdf
Resenhas
DO DIREITO DE VIVER AO DE EXISTIR: UMA REFLEXÃO ACERCA DE OBRA DE CHARLES GARDOU
Naim Rodrigues de Araújo
e8861
PDF
Dossiê Educação Estética
EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Priscila de Souza Chisté Leite
e10557
pdf
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
Roselaine Ripa, Alex Sander da Silva
e10206
pdf
FORMAÇÃO HUMANA E ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Priscila de Souza Chisté Leite, Sandra Soares Della Fonte
e10148
pdf
FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FOTOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Maria Lucila Horn, Maria Cristina Da rosa Fonseca da Silva, Ana Paula Maciel Soukef Mendes
e10141
pdf
FOTOENSAYO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Débora da Rocha Gaspar, Vilma Justina Silva
e10087
pdf
O CARÁTER EXPERIMENTAL DA ARTE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE ARTES
Paulo Cesar Duarte Paes, Thiago Rodrigues Carvalho
e10214
pdf
ENTRE FAZERES, FALÁCIAS E FORMAÇÃO: ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Monique Andries Nogueira
e10227
pdf
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E TRABALHO DOCENTE: A ANIMAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA ARTE
Gerda Margit Schutz-Foerste, Thalyta Botelho Monteiro
e10194
pdf
EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM OLHAR SOBRE SÃO LUÍS, MARANHÃO
Janine Alessandra Perini
e10230
pdf
A EXPERIÊNCIA CRIADORA EM UMA CARTOGRAFIA COM EDUCAÇÃO E ARTE
ALBERTO DAVILA COELHO, LILIAN SCHWANZ
e9767
pdf
CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE-EDUCAÇÃO EM ITAPETINGA-BA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Sergio Gomes Carvalho, Reginaldo Santos Pereira
e9869
pdf