BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO: uma relação de colaboração?

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise inicial sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu processo de elaboração, observando se estes trouxeram contribuições para a atuação do setor privado na educação pública. A Base teve o seu processo de construção permeado por debates e críticas e, para compreender esse contexto, estudamos o seu processo de elaboração e a relação estabelecida entre ele e os grupos empresariais. Utilizamos como procedimentos metodológicos, a análise bibliográfica com suporte documental. Os resultados demonstram que a Base contribuiu para a ampliação da inserção do setor privado na educação básica, a partir de elementos internos à ela, além de fortalecer e ampliar as possibilidades no “mercado” educacional.


Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Setor Privado. Política Educacional.

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Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
CARVALHO, Bia; RAMOS, Géssica Priscila. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO: uma relação de colaboração?. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9936, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9936>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9936.

Palavras-chave

Base Nacional Comum Curricular; Setor Privado; Política Educacional.