SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COORDENADOR

Resumo

O estudo investiga as significações da formação continuada para o professor coordenador objetivando contribuir com os processos formativos desse profissional nas redes públicas de ensino. Se justifica em face da constatação empírica e teórica de que modelos formativos genéricos e transmissivos são insuficientes para subsidiar o desenvolvimento de saberes necessários ao enfrentamento dos desafios escolares. Os dados, coletados por entrevista e analisados com o procedimento dos núcleos de significação cujo embasamento se dá na psicologia de Vigotski e nos princípios do materialismo histórico e dialético, indicam condições de trabalho e uma formação inicial e continuada incipientes para o exercício da função, dificultando a criação de ações autorais e focadas nas necessidades locais das escolas, o que configura realidade a ser superada.

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Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
OLIVEIRA, Luz Heli Maria de Paiva; CERICATO, Itale Luciane. SIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR COORDENADOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9862, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9862>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9862.

Palavras-chave

Formação continuada; Formação de professores; Professor coordenador