ALFABETIZADORAS EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS DAS RELAÇÕES COM PAIS/RESPONSÁVEIS NO ENSINO REMOTO

Resumo

Este artigo trata sobre os desafios enfrentados por alfabetizadoras em início de carreira em um novo processo de mediação remota de aprendizagem, no momento em que se enfrenta a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Apresentam-se os dados de uma pesquisa realizada com cinco professoras da rede pública municipal no Rio Grande do Sul sobre as estratégias utilizadas por elas para estabelecerem uma rede de comunicação com os familiares, a fim de auxiliarem no acompanhamento de seus filhos durante o período de distanciamento social. Se anteriormente a participação dos pais/responsáveis era fundamental na escola, atualmente com o ensino remoto ela é imprescindível. No entanto, firmar uma relação de parceria com pais/responsáveis requer dedicação, sensibilidade e acolhimento por parte das alfabetizadoras.

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Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
GONÇALVES FERREIRA, Carmen Regina; MEDEIROS NOGUEIRA, Gabriela. ALFABETIZADORAS EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS DAS RELAÇÕES COM PAIS/RESPONSÁVEIS NO ENSINO REMOTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9756, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9756>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9756.

Palavras-chave

Pandemia; Ensino Remoto; Alfabetizadoras Iniciantes; Pais e responsáveis.