ESTUDO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS EDUCACIONAL

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar manifestações do habitus referido ao campo da educação, evidenciadas nas formas como se dá a organização e realização do trabalho pedagógico na escola, em meio a disputas pela imposição de crenças e valores educativos expressos nas relações sociais. Os dados foram coletados com a realização de entrevistas semiestruturadas com o diretor, a coordenadora pedagógica, a supervisora, e duas professoras indicadas pelo diretor por serem colaborativas, em uma escola municipal da Grande São Paulo. Para as análises, foram mobilizados os conceitos de habitus e campo desenvolvidos por Pierre Bourdieu. Evidenciou-se que as formas de organização do trabalho escolar e os discursos e disputas presentes no campo da educação produzem o habitus educacional, manifestando-se nas práticas pedagógicas.

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Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. ESTUDO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR E A CONSTITUIÇÃO DE HABITUS EDUCACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9753, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9753>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9753.

Palavras-chave

organização do trabalho pedagógico; trabalho docente; habitus educacional; campo da educação