PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVAS DURANTE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Resumo

Defronte a necessidade da maior participação das meninas em temas das ciências da natureza, este trabalho investigou as contribuições de uma sequência didática que visou fomentar tal interação, durante um projeto de extensão. As ações de ensino se constituíram em entrevistas com cientistas mulheres e atividades investigativas, das quais participaram 85 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. As avaliações desse projeto, analisadas quali e quantitativamente, de maneira comparativa às observações realizadas nas escolas, forneceram dados a esta pesquisa. Após sua análise, constatou-se que as ações propostas auxiliaram na criação de referenciais femininos nas ciências e despertaram o interesse das crianças sobre os fenômenos abordados. Nessas práticas, as meninas tiveram maior participação do que nas aulas de ciências observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
ELY DE ALMEIDA, Ester Aparecida; FRANZOLIN, Fernanda; MAIA, Roberta de Assis. PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVAS DURANTE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9737, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9737>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9737.

Palavras-chave

Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atividades investigativas. Gênero.