DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Resumo

O entendimento da diversidade a partir da noção de colonialidade norteia essa revisão sistemática cujo objetivo foi traçar um panorama geral e analisar como as pesquisas no campo da Educação Física têm se apropriado da temática da interculturalidade. Trata-se de um trabalho qualitativo e exploratório, a partir de publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos – CAPES entre os anos de 2007 e 2017. Dos resultados destacam-se a escassez de pesquisas sobre essa temática, a variedade de metodologias adotadas nos estudos, a necessidade de questionar a organização escolar e os currículos monoculturais, a importância de uma formação profissional intercultural, a reiteração do direito à educação e a busca de uma escola capaz de valorizar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e humana.

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Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
SILVA, Marcell Rezende; SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9716, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9716>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9716.

Palavras-chave

Educação Física. Interculturalidade. Multiculturalismo. Revisão sistemática.