CONSERVADORISMO E RELIGIÃO EM PROJETOS DE LEI: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica e documental, o presente texto tem por objetivo apresentar análise das possíveis influências conservadoras ou religiosas na oferta educacional, especialmente no ensino de Ciências e Biologia, causadas por proposições legislativas em curso. Para a análise foram selecionados Projetos de Lei que tramitaram ou tramitam na Câmara dos Deputados desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até o ano de 2020. O período das proposições se justifica em razão da abertura democrática pós-período ditatorial e a retomada conservadora ocorrida na política brasileira, especialmente após as eleições de 2018.  As análises indicam que tais Projetos de Lei corroboram com pautas que negam a importância da ciência e se forem aprovados poderão interferir na oferta educacional e impactar na organização curricular, pedagógica e na formação de professores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 19, 2022
Como citar
BOBATO, Vanessa Maria; FLACH, Simone de Fátima. CONSERVADORISMO E RELIGIÃO EM PROJETOS DE LEI: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9714, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9714>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9714.

Palavras-chave

Educação; Conservadorismo; Religião; Ensino de Ciências e Biologia.