ANÁLISE DO DISCURSO E (N)ETNOGRAFIA: REVISANDO A LITERATURA DO CAMPO EDUCACIONAL

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre metodologias utilizadas nas pesquisas em Educação sob um enfoque pós-crítico,  considerando a Etnografia, a Netnografia e a Análise de Discurso. Os  repositórios utilizados foram a BDTD e o Portal de Periódicos da CAPES. Durante as buscas não foram encontrados estudos que articulassem esses termos, no interior do campo educacional. Nas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, apenas um trabalho articula a Etnografia, a Netnografia e a Análise de Discurso. Os resultados dessa investigação demonstraram a existência de uma lacuna materializada por uma exígua produção acadêmica sobre metodologias associadas à pesquisa pós-crítica, bem como por um déficit relacionado às investigações que problematizam, de forma conjunta, tais ferramentas de análise na pesquisa em Educação.

 

Palavras-chave: Etnografia; Netnografia; Análise do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 19, 2022
Como citar
DE VARGAS, Jackson Luís Santos; CARBONI, Davi; FERRARO, José Luís. ANÁLISE DO DISCURSO E (N)ETNOGRAFIA: REVISANDO A LITERATURA DO CAMPO EDUCACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9590, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9590>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9590.

Palavras-chave

Revisão de literatura; Análise do Discurso (N)etnografia. Pesquisa educacional