METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DE CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar se a utilização de metodologias ativas proporciona melhorias na aprendizagem de discentes de um curso de mestrado. Para tanto, adotou-se a perspectiva do estudo de caso e técnicas de coleta de dados qualitativas por meio de seminário, plano de aula apresentado por escrito e oral e questionários respondidos por meio do Google Formulários. Verificou-se que, ao inserir metodologias ativas no planejamento, execução e avaliação da disciplina, os resultados foram satisfatórios tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista da qualidade socialmente referenciada que os alunos atribuíram ao seu aprendizado e a execução da disciplina. Além de despertar a preferência dos estudantes para os aspectos relacionados com a sua realidade e com o seu próprio aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 19, 2022
Como citar
DE FARIAS, Cleilton Sampaio et al. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DE CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9565, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9565>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9565.
Seção
Práticas Pedagógicas

Palavras-chave

Metodologias ativas. Instrução pelos colegas. Aprendizagem baseada em problemas.