CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Resumo

O texto apresenta um estudo reflexivo sobre a contextualização do ensino em um curso técnico de nível médio, considerando as práticas de ensino adotadas e registradas em disciplinas de formação profissionalizante. A pesquisa tem caráter documental, feita a partir dos escritos feitos pelos docentes ao longo de três anos nas referidas disciplinas. Foi possível verificar que a contextualização não aparece ostensivamente nos diários e planos de ensino, apesar de bastante utilizada no projeto pedagógico do curso; que os registros documentais dão indícios da existência de práticas de ensino contextualizado não formalizadas; e que a análise da existência do ensino contextualizado não consegue ser completamente construída somente com a pesquisa documental por meio do uso de palavras-chave, sendo necessárias entrevistas e observação em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 14, 2022
Como citar
MURTA, Ludmila Nogueira; OLIVEIRA, Michelle Adriane Silva de; XAVIER, Johnisson. CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9525, dez. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9525>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9525.

Palavras-chave

Contextualização. Ensino técnico. Administração.