USO DE MÚLTIPLOS MEIOS SEMIÓTICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA

Resumo

Este trabalho relata a aplicação de uma sequência didática investigativa sobre hábitos saudáveis de vida para uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As atividades levaram à produção de diferentes textos, dentre eles uma história em quadrinhos. Analisamos as produções buscando compreender de que forma múltiplos meios semióticos podem qualificar a escrita e promover a alfabetização científica das crianças, o que nos permitiu compreender como foi a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Percebemos a influência do desenho no incentivo à escrita, contribuindo para a sistematização do conhecimento aprendido. Além disso, refletimos sobre a importância do programa na construção dos saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 19, 2022
Como citar
PEREIRA, Lethycia Lopes; FREITAS, Cláudia Avellar; AUGUSTO, Raphaela de Paula. USO DE MÚLTIPLOS MEIOS SEMIÓTICOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9503, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9503>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9503.
Seção
Práticas Pedagógicas

Palavras-chave

Sequência Didática Investigativa; Ensino de Ciências; PIBID.