PENSAMENTO KUSCHIANO E APORTES INTERCULTURAIS GUARANI PARA A EDUCAÇÃO

Resumo

Refletimos, no presente estudo, acerca do pensamento de Rodolfo Kusch e outros aportes dos conhecimentos ameríndios para pensar a educação e aprendizagens interculturais com os Guarani. O objetivo é apresentar e compreender modos de viver dos Guarani, aprofundando diálogos interculturais e experiências de linguagem e educação entre professores, estudantes não indígenas e educadores Guarani. A metodologia adotada é qualitativa e segue passos da pesquisa participante, conforme Brandão (1984; 1987). As conclusões mostram princípios de uma educação seminal operados pela espiritualidade, respeito e vivência como estratégias educativas dos Guarani. Trata-se de educação inter(geo)cultural que considera aldeias e cultura guarani como espaços de formação que ultrapassam os modos rituais da educação tradicional das escolas e universidades.

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Publicado
Set 19, 2022
Como citar
GUSTSACK, Felipe; MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; SOUZA, Fátima Rosane Silveira. PENSAMENTO KUSCHIANO E APORTES INTERCULTURAIS GUARANI PARA A EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9484, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9484>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9484.

Palavras-chave

aprendizagens; interculturalidade; geocultura; Guarani; educação básica.