DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSIÇÃO DE UM TESTE DE NIVELAMENTO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS DOCENTES

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral conhecer as principais demandas encontradas pelos professores da Educação Básica, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que efetivem a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular, bem como apresentar um roteiro para teste de nivelamento.  Apresenta caráter qualitativo, exploratório e descritivo. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo do tipo categorial. Constatou-se, que as principais demandas apontadas pelos participantes se referem a formação, a organização escolar/gestão, o pertencimento da Educação Especial, a inclusão escolar e a participação familiar. O roteiro de teste de nivelamento, foi elaborado a partir dos dados coletados e da análise de material bibliográfico na área da deficiência visual e possibilita conhecer as demandas dos docentes.

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Publicado
Jul 1, 2022
Como citar
VENTURINI MEDEIROS, Ronise; DE OLIVEIRA PAVÃO, Sílvia Maria. DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSIÇÃO DE UM TESTE DE NIVELAMENTO AUXILIAR NO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS DOCENTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9399, jul. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9399>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9399.

Palavras-chave

Educação escolar inclusiva. Educação Especial. Deficiência visual. Demandas docentes.