A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Resumo

O texto objetiva apresentar a análise das experiências pedagógicas vivenciadas no estágio de docência, junto à disciplina “A Pedagogia de Paulo Freire”, componente curricular optativo do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. A epistemologia freireana se constitui, principalmente, através do diálogo e se efetiva em práticas educativas desenvolvidas nos espaços escolares e não escolares, perpassando a relação docente/discente, a formação continuada do(a) professor(a), a ação e reflexão docente, dentre outros. Infere-se que os princípios freireanos constituíram-se como elementos importantes na formação dos(as) futuros(as)(as) professores(as) e do estagiário de docência, delineando saberes que podem sem incorporados no repertório de conhecimentos e na prática pedagógica docente desses sujeitos.

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Publicado
Ago 9, 2022
Como citar
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; LIMA, Maria Socorro Lucena; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9391, ago. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9391>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9391.
Seção
Práticas Pedagógicas

Palavras-chave

Diálogo. Formação de Professores(as). Princípios Freireanos.