FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS

Resumo

Este artigo buscou investigar as contribuições de uma sequência didática centrada em diferentes estratégias para a formação de conceitos de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa, na modalidade exploratório-explicativa, norteou a investigação. Os dados foram coletados por meio da observação participante, análise documental das produções e depoimentos espontâneos dos estudantes. Os resultados evidenciam que para o ensino contribuir efetivamente com a formação de conceitos e promover o desenvolvimento do aluno, precisa se consolidar a partir da proposição de diversas estratégias didáticas associadas ao uso de variadas formas de mediação capazes de criar motivos e interesses pelo objeto de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Jul 1, 2022
Como citar
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; SANTOS, Amanda Mendes Cordeiro. FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9388, jul. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9388>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9388.

Palavras-chave

Formação de conceitos. Ensino. Anos Iniciais.