IDENTIDADES DOCENTES MÚLTIPLAS: TRANSFORMAÇÕES MATERIALIZADAS EM UMA DOCÊNCIA EM MOVIMENTO

Resumo

Este artigo objetiva discutir aspectos referentes à identidade docente, vinculada a perspectiva de docência em movimento. O estudo é baseado nos resultados de uma pesquisa que buscou entrecruzar os percursos de vida com os percursos docentes, de dez professoras do ensino fundamental. Os mapas Emic-rítmicos compuseram o instrumento de construção dos dados, seguido de perguntas abertas evocadoras de narrativas de vida e de docência. Como ecos das narrativas produzidas, emerge a categoria analítica “docência em movimento” como um indicativo de que as professoras vivem conflitos identitários na constituição de sua identidade docente, uma vez que precisam conciliar seus múltiplos “eus” profissionais e pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 19, 2022
Como citar
ALVES RONCARELLI, Isadora; STECANELA, Nilda; PAULETTI, Fabiana. IDENTIDADES DOCENTES MÚLTIPLAS: TRANSFORMAÇÕES MATERIALIZADAS EM UMA DOCÊNCIA EM MOVIMENTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9379, set. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9379>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9379.

Palavras-chave

Identidade docente; Docência em movimento; Múltiplas identidades