A RELAÇÃO DO TRABALHO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS COM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE

Resumo

Os processos educativos relacionados à inclusão de pessoas surdas na educação básica muitas vezes estão limitados à presença do intérprete de Libras na sala de aula. A pesquisa objetiva analisar a relação do trabalho dos intérpretes de Libras com os professores de Ciências em uma escola pública do interior da Bahia. O estudo tem abordagem qualitativa e o delineamento utilizado foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras de Ciências e cinco intérpretes. Os resultados apontam que os intérpretes apresentam muitas dificuldades na tradução dos conteúdos relacionados à disciplina de Ciências, especialmente com os conteúdos de Citologia. Ficou evidenciado também que a não relação de trabalho entre esses profissionais compromete o processo de aprendizagem do aluno surdo.

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Publicado
Ago 9, 2022
Como citar
SOUZA, Francisnaide dos Santos; DIAS, Viviane Borges; OLIVEIRA, Rafaela Rocha de. A RELAÇÃO DO TRABALHO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS COM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9349, ago. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9349>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9349.

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Educação Inclusiva. Trabalho colaborativo.