REFLEXÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO CULTURAL

Resumo

Este estudo propõe uma análise bibliográfica sobre algumas propostas existentes de ensino da leitura com abordagens para o fortalecimento cultural, bem como realiza uma investigação de projetos de leitura que podem auxiliar a prática didático-pedagógica. O trabalho enfoca os anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal analisar se a leitura pode atuar como fortalecedora da cultura nestas séries. Para isso, o trabalho foi baseado, principalmente, em Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010) e Rauen (2010). A análise mostrou que a leitura pode sim promover o fortalecimento cultural, principalmente por meio de projetos específicos e aplicação de estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Mar 24, 2022
Como citar
KEFFLER SOARES, Ana Paula; CALDAS DE CASTRO, Mayelli. REFLEXÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO CULTURAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9317, mar. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9317>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9317.

Palavras-chave

Leitura. Cultura. Ensino de Leitura. Ensino Fundamental I.