REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA BÁSICA
Resumo
O presente artigo tematiza a questão da leitura, ancorado em conceitos básicos da Análise do Discurso, de vertente francesa (AD), que subsidiam a compreensão sobre o modo como um objeto simbólico produz sentidos. Trataremos, portanto, de um procedimento capaz de analisar a historicidade contida na linguagem não para decodificar, mas expor o olhar do leitor à opacidade da língua, do texto, do discurso, conforme nos ensina o fundador dessa teoria, Michel Pêcheux. Desse modo, apresentamos alguns exemplos de análises, que demonstram práticas de leitura, com base nessa abordagem teórica. Enfim, buscamos propor a Análise de Discurso como teoria relevante na orientação de professores/as que trabalham a leitura na escola básica.
Downloads
Palavras-chave
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.