REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA BÁSICA

Resumo

O presente artigo tematiza a questão da leitura, ancorado em conceitos básicos da Análise do Discurso, de vertente francesa (AD), que subsidiam a compreensão sobre o modo como um objeto simbólico produz sentidos. Trataremos, portanto, de um procedimento capaz de analisar a historicidade contida na linguagem não para decodificar, mas expor o olhar do leitor à opacidade da língua, do texto, do discurso, conforme nos ensina o fundador dessa teoria, Michel Pêcheux. Desse modo, apresentamos alguns exemplos de análises, que demonstram práticas de leitura, com base nessa abordagem teórica. Enfim, buscamos propor a Análise de Discurso como teoria relevante na orientação de professores/as que trabalham a leitura na escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Ago 9, 2022
Como citar
FERREIRA, Irene de Marco; MACHADO, Rosely Diniz da Silva. REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA BÁSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9284, ago. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9284>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9284.

Palavras-chave

Leitura; Discurso; Escola.