A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação profissional do pedagogo nos cursos de licenciatura em Pedagogia para o emprego das tecnologias educacionais. A coleta de dados foi realizada nas matrizes curriculares e na aplicação de questionários para professores e estudantes dos cursos. Os resultados apontam que mesmo os cursos oferecendo uma disciplina para a discussão das tecnologias educacionais, essa é insuficiente para promover uma formação sólida do pedagogo. Os professores formadores também manifestaram deficiência na oferta de materiais, na estrutura da universidade e na formação para que estes introduzam as tecnologias em suas aulas. Dessa forma, os acadêmicos sentem-se inseguros em trabalhar com elas na sua atuação docente, pelas poucas vezes em que tiveram contato com a teoria e a prática acerca da temática.

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Publicado
Mar 24, 2022
Como citar
NASCIMENTO, Péricles Antonio de Souza; VAZ, Wesley Fernandes. A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 17, n. 1, p. e9197, mar. 2022. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9197>. Acesso em: 02 out. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9197.

Palavras-chave

Pedagogia. Formação de professores. Tecnologia educacional.