HISTÓRIA LOCAL E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA: NOTAS SOBRE SOURE-PA (1985-1989)

Resumo

Este artigo traz resultados de estudos e pesquisa sobre as mudanças e as permanências da história de Soure como componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental, entre os anos de 1985 a 1989, por meio da experiência da Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris. Constituída como pesquisa do tipo histórico educacional, ancorou-se no referencial teórico da história das disciplinas escolares e da história do currículo propostas por André Chervel e Ivor Goodson, respectivamente. As análises sinalizam que, durante o processo de redemocratização no Brasil, os estudos da História, nesse nível de ensino, são apresentados com mais centralidade, contudo a concepção de história nacional centrada na história dos grandes centros urbanos é responsável pela diminuta presença da história local no currículo escolar.

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Publicado
Dez 28, 2020
Como citar
MELO, Clarice Nascimento de; SANTOS, Ely Carlos da Silva. HISTÓRIA LOCAL E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA: NOTAS SOBRE SOURE-PA (1985-1989). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1359-1381, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8545>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1359-1381.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Amazônia. Currículo. Disciplinas escolares. História local. Redemocratização.