METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Pensar na inserção de elementos de história e filosofia da ciência (HFC) na Educação Básica pode parecer, para muitos, algo inviável ou de difícil execução, dada a abstração filosófica requerida para se trabalhar essa temática. Tendo isso em vista, objetivamos neste artigo apresentar duas atividades que intencionaram trazer metodologias de ensino que envolvem a HFC no Ensino Fundamental. Utilizamo-nos, para desenvolver o trabalho com os alunos, de discussões em torno do método científico, entendimentos de ciência e o caráter provisório dos conhecimentos produzidos pela mesma. Foi possível perceber o quanto atividades como estas podem promover um ensino mais comprometido tanto com questões históricas quanto filosóficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
KEPPS DA SILVA, Peterson Fernando; SCHWANTES, Lavínia. METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1228-1245, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8294>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1228-1245.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de ciências. Filosofia e história da ciência. Metodologias de ensino.