Educação Moral em tempos de conservadorismo: a retomada da filosofia de Herbert Spencer

Resumo

 

Pensar a formação de estudantes no que se refere à moralidade no contexto de políticas educacionais é fundamental. O problema que motivou a investigação diz respeito à pergunta em que consiste a educação moral no pensamento de Herbert Spencer e em que medida essa concepção pode significar base para a construção de políticas públicas educacionais? O objetivo é discutir o pensamento de Spencer sobre a educação moral para afirmar que é a ciência o caminho para a superação da ignorância e do conservadorismo. Por meio de revisão de literatura, demonstrou-se a importância do uso de recursos da ciência como base de políticas educacionais que possam significar a superação do conservadorismo. Como resultado, a educação moral leva a uma educação completa, ao conferir autonomia ao sujeito levando ao pensamento crítico.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
MENDONÇA, Samuel; FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves. Educação Moral em tempos de conservadorismo: a retomada da filosofia de Herbert Spencer. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 950-972, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8288>. Acesso em: 22 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p950-972.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ciência; Conservadorismo; Filosofia; Herbert Spencer; Políticas Educacionais