AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Filosofia. Docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo. Editor adjunto do Periódico do PPG Espaço Pedagógico http://orcid.org/0000-0002-9187-7283
  • Darciel Pasinato Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-4167-2025

Resumo

O artigo tem por escopo discutir de que forma as políticas neoliberais se fazem presentes na educação brasileira, predominantemente a partir dos anos 1990, contribuindo para o aprofundamento das desigualdades sociais e na diminuição dos investimentos. Na intenção de atualizar e sistematizar algumas reflexões sobre a relação entre políticas neoliberais e educação, o ensaio caracteriza-se por um estudo teórico-bibliográfico, de cunho analítico-hermenêutico. Dentre os resultados destaca-se que o projeto neoliberal para a educação nacional, fez com que as instituições escolares viessem a se transformar em um local de produção instrumental de mão de obra semiespecializada, descuidando a formação de um sujeito crítico, reflexivo e emancipado. 

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
FÁVERO, Altair Alberto; PASINATO, Darciel. AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 903-928, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8277>. Acesso em: 22 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p903-928.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Neoliberalismo. Educação instrumental. Instituições escolares.