O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS FORMAS DE USO INCLUSIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA. DADOS DE UMA PESQUISA

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado acerca da contribuição dos usos das tecnologias digitais no ensino de História para a inclusão digital. De natureza qualitativa, a pesquisa constituiu um estudo de campo, explicativo, e utilizou como técnicas de coleta de dados a entrevista e a observação. Apoiado em Castells (2002); Bonilla e Pretto (2011); Lemos (2007; 2011), Arruda (2013; 2014), Fonseca (2010) e Moran (2013), o estudo mostrou que, embora os professores de História façam uso das tecnologias digitais em seu fazer docente, esses usos ainda são incipientes. Concluiu-se, porém, que, quando efetivados de modo planejado, interdisciplinar, colaborativo, visando tornar o aluno produtor e distribuidor de conteúdos em e na rede, esses usos podem conduzir, ainda que parcialmente, à inclusão digital e social do aluno

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Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
TAMANINI, Paulo Augusto; SOUZA, Maria do Socorro. O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS FORMAS DE USO INCLUSIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA. DADOS DE UMA PESQUISA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1295-1317, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8267>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1295-1317.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de História; Inclusão Digital; Inclusão Social; Tecnologia Digital.