A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa, na formação do licenciando, melhorar a articulação entre teoria e prática, bem como refletir sobre a ação pedagógica e favorecer uma aproximação com a profissão docente. Buscou-se entender se a PCC teve influência na escolha pela licenciatura entre estudantes do curso diurno de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, aplicaram-se questionários com 14 formandos do referido curso. Observou-se que para a maioria dos entrevistados a PCC não apresenta influência significativa no processo de escolha por conta de seu desenvolvimento distanciar-se da realidade escolar, direcionar-se para a produção de materiais pedagógicos, realizar-se com pouca criticidade ou devido à carência de formação do professor universitário para exploração desse recurso.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
SCHMITT, Matheus D'avila; SILVÉRIO, Lucio Ely Ribeiro. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 781-801, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8255>. Acesso em: 22 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p781-801.
Seção
Artigos

Palavras-chave

área básica de ingresso; currículo; escolha profissional; formação de professores; prática como componente curricular