A ORIENTAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Resumo

Consiste em um estudo com futuros professores de ciências sobre a orientação para a leitura crítica de textos científicos no intuito de discutir a habilidade leitora no contexto da formação profissional. O marco teórico se fundamenta na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin e metodologicamente consiste em um estudo de natureza descritiva que utilizou a estratégia da prova pedagógica para caracterização da orientação da ação para ler textos de ciências e compará-la à um esquema de orientação de referência. Os resultados evidenciam divergências conceituais e operacionais entre a base orientadora desses futuros professores de ciências em relação ao que se espera como conhecimento profissional desejado para o ensino em função da habilidade leitora e a educação científica.

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Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
FAÇANHA, Alessandro Augusto Barros. A ORIENTAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1205-1227, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8145>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1205-1227.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Orientação da ação; leitura crítica; ensino de ciências.