A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM 1989: O DEBATE DOS INTELECTUAIS DO ENSINO PRIVADO NO XXII CONEPE

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre a privatização do ensino no Brasil tentando desvendar as injunções frente à temática sobre questão da qualidade de ensino ao final da ditadura civil-militar, após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Para isso traremos à tona a concepção de qualidade de ensino defendida por sujeitos ligados a defesa do ensino privado. Nos valeremos da conferência “A qualidade de ensino e seus caminhos – a busca da efetividade da escola” apresentada no XXII Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino. Com uma abordagem teórica pautada em Gramsci, Bobbio e Thompson, entendemos esses sujeitos como intelectuais que atuavam na sociedade em busca da defesa de seus interesses, criando consenso para chegar à hegemonia no campo educacional. 

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Publicado
Out 1, 2020
Como citar
SCARFONI, Eduardo Norcia; ARAUJO, Gilda Cardoso de. A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM 1989: O DEBATE DOS INTELECTUAIS DO ENSINO PRIVADO NO XXII CONEPE. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 885-902, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8090>. Acesso em: 27 nov. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p885-902.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPE). Ensino Privado. Qualidade de Ensino. Redemocratização no Brasil.