UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

  • Sandra Maria Pinto Magina Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC http://orcid.org/0000-0003-0383-9744
  • Viviane Oliveira de Castro Secretaria de Educação Municipal de Ilhéus/BA
  • Sônia Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

Este artigo discute o potencial didático de uma intervenção de ensino, apoiada por jogos materiais manipulativos e discussões coletivas, para contribuir com a construção do conceito de Sistema de Numeração Decimal, por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo em mente o Pacto Nacional pela Alfabetização na  Idade Certa e a alfabetização matemática do Pacto Bahia, o respaldo teórico foi a Teoria das Situações Didáticas. O estudo contou com um grupo experimental (GE) e um de grupo controle (GC), os quais passaram por um teste antes (pré-teste) e outro depois (pós-teste) uma intervenção de ensino. Os resultados nos leva a inferir a existência de um efeito positivo da intervenção de ensino proposta.

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Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
MAGINA, Sandra Maria Pinto; CASTRO, Viviane Oliveira de; FONSECA, Sônia. UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1246-1271, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8064>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1246-1271.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Sistema de Numeração Decimal; Intervenção de Ensino; Alfabetização Matemática; Teoria das Situações Didáticas.