FORMAÇÃO CONTINUADA: DA REPRODUÇÃO FRAGMENTADA À INTENCIONALIDADE CONTEXTUALIZADA

  • Neuci Schotten Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

  O artigo aborda a formação de professores que atuam em cursos profissionalizantes na educação básica, professores do curso de formação de professores matriculados no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. O objetivo é compreender as aprendizagens da docência proporcionadas pela participação de curso de formação de professores desenvolvido no PARFOR. Realizou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2009). Os participantes receberam um número de P.1 a P17, para salvaguardar o anonimato dos professores envolvidos. Os resultados da pesquisa, apontam que os professores desenvolveram concepções mais conscientes e críticas no contexto escolar e um olhar reflexivo no desenvolvimento do currículo.

 

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
SCHOTTEN, Neuci; ROMANOWSKI, Joana Paulin. FORMAÇÃO CONTINUADA: DA REPRODUÇÃO FRAGMENTADA À INTENCIONALIDADE CONTEXTUALIZADA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 718-737, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8046>. Acesso em: 22 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p718-737.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Formação continuada. Saberes pedagógicos. Profissionalização docente.