CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO EPISTEMOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Michele Urrutia Heinz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Este relato expõe os temas discutidos durante a aprendizagem construída na disciplina de “Epistemologia do Conhecimento”, do PPGCONT da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que apresentou como proposta curricular a reflexão dos elementos que compõem a discussão epistemológica do conhecimento, que vão desde as concepções de ciência e seus métodos, a questões como: formação do espírito científico; pensamento epistemológico; epistemologia genética de Piaget; Karl Popper; ciência com consciência; arqueologia do saber; complexidade e liberdade; estruturas das revoluções científicas e o desenvolvimento científico da Contabilidade. As leituras realizadas demandaram na elaboração de short paper e discussões sobre os temas, promovendo um melhor entendimento e concepção sobre a ciência e seus pressupostos epistemológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Out 1, 2020
Como citar
HEINZ, Michele Urrutia; QUINTANA, Alexandre Costa. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO EPISTEMOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 973-993, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7951>. Acesso em: 28 mar. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p973-993.
Seção
Práticas Pedagógicas

Palavras-chave

Construção do conhecimento. Epistemologia. Pensamento Científico.