ASPECTOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA EDUCACIONAL NO BRASIL: ANOS DE 1950

Resumo

O tema do artigo é a pesquisa educacional no Brasil, tendo como objetivo identificar aspectos de construção de seu campo de atividade no decênio de 1950, considerando a configuração do modelo de pesquisa que se construiu e se consolidou no país. Trata-se de um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Florestan Fernandes e dos argumentos que traduzem a presença de demandas do Estado e de seu projeto desenvolvimentista associado aos processos de burocratização e especialização na construção institucionalizada da atividade de pesquisa educacional. Considerando as contribuições apresentadas, se pode ratificar as formas de centralização e controle do Estado nos processos institucionais que regularam os debates, as ideias e as iniciativas voltadas à atividade de pesquisa educacional.

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Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
SOUZA, Alexandre Augusto e; MOURA, Aline de Carvalho. ASPECTOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ATIVIDADE DE PESQUISA EDUCACIONAL NO BRASIL: ANOS DE 1950. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1129-1149, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7950>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1129-1149.
Seção
Artigos

Palavras-chave

educação, pesquisa, institucionalização