EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO/PÚBLICO LGBT.

  • Alexandre Marcineiro Figueredo Acadêmico do curso de matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense - 7ª fase
  • Lucas Vieira Machado Acadêmico do curso de matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense - 7ª fase
  • Amanda Castro Doutora e Mestra em Psicologia Pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicodrama- UNIFIA, especialista em Psicologia do desenvolvimento- UNIARA, professora do departamento de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção de futuros docentes acerca da sua experiência como aluno e discutir como seus professores costumavam lidar com questões relativas ao público LGBT. Participaram dessa pesquisa 169 alunos dos cursos de licenciatura da Unesc. Os discentes responderam à um questionário com itens abertos e fechados. Os itens fechados foram analisados via estatística descritiva e relacional com SPSS e os itens abertos via Classificação Hierárquica Descendente, com software IRaMuTeQ. Verificou-se uma dificuldade do futuro professor em identificar diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo. Ficou evidente a falta de subsídios dos futuros professores para intervenções em sala diante de situações de preconceitos e discriminações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
FIGUEREDO, Alexandre Marcineiro; MACHADO, Lucas Vieira; CASTRO, Amanda. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO/PÚBLICO LGBT.. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1021-1041, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7913>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1021-1041.
Seção
Artigos

Palavras-chave

aluno; diversidade; professor.