AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Maria Clarisse Vieira UNB
  • Reijane da Silva Lopes

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como aspectos da avaliação formativa são compreendidos e implementados por docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do Distrito Federal. O texto estabelece um diálogo entre as áreas de Educação de Jovens e Adultos e a avaliação para as aprendizagens. Os dados foram produzidos por meio de pesquisa exploratória, ancorada em uma abordagem qualitativa. Para isso, utiliza questionário sobre a prática avaliativa docente na EJA, entrevista semiestruturada e análise de documentos governamentais e Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa aponta que a discussão acerca da avaliação formativa pode contribuir tanto para a melhoria do trabalho pedagógico da escola quanto para os sujeitos envolvidos com esta modalidade educativa.

Publicado
Out 1, 2020
Como citar
VIEIRA, Maria Clarisse; LOPES, Reijane da Silva. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 847-864, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7911>. Acesso em: 22 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p847-864.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Avaliação Formativa. Educação de Jovens e Adultos. Exclusão.