ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA: RELATO DE CASO.

Resumo

RESUMO No Brasil, apesar da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino ser garantida por lei, a efetivação dessa inclusão ainda enfrenta dificuldades. No nível universitário, tais dificuldades se multiplicam pelo número de cursos de graduação e de particularidades das disciplinas oferecidas. O presente estudo relata o caso de uma aluna cega, matriculada na disciplina de neuroanatomia, calcada eminentemente em imagens. A adaptação do conteúdo das aulas teóricas para essa aluna envolveu a utilização de massa de modelar e produção de relevos em imagens impressas. As atividades propostas e o material produzido contribuíram para o bom desempenho da aluna na disciplina. O empenho do professor se mostra como fator crucial para inclusão de alunos com necessidades especiais.

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Publicado
Dez 2, 2020
Como citar
MARINS, Monica. ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA: RELATO DE CASO.. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 1318-1337, dez. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7909>. Acesso em: 29 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1318-1337.
Seção
Práticas Pedagógicas

Palavras-chave

alunos cegos; aulas teóricas; inclusão; neuroanatomia; universidade.