JUVENTUDES EM POLÍTICAS PÚBLICAS: O ESTADO DA QUESTÃO EM PESQUISAS CEARENSES (2010-2016)

Resumo

Objetiva-se compreender as principais discussões fomentadas nas pesquisas cearenses sobre as juventudes na interface com as políticas públicas locais. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa do tipo estado da questão em quatro bases de dados com o descritor “juventudes”. Os resultados identificaram dezenove produtos que foram agrupados em quatro categorias após análise de conteúdo: “Trabalho e Educação”, “Violência e Cultura de Paz”, “Protagonismo Juvenil” e “Saúde e Sexualidade”. As discussões apontaram para a relevância de fomento às políticas públicas locais específicas, desde as necessidades e anseios juvenis, objetivando a inclusão e permanência dos jovens no ensino médio, formação cidadã e para o trabalho e fomento ao protagonismo para o enfrentamento das desigualdades.

Publicado
Abr 29, 2020
Como citar
FIUZA FIALHO, Lia Machado; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. JUVENTUDES EM POLÍTICAS PÚBLICAS: O ESTADO DA QUESTÃO EM PESQUISAS CEARENSES (2010-2016). Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 163-185, abr. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7457>. Acesso em: 18 jan. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p163-185.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ceará. Estado da Questão. Juventudes. Políticas públicas.