A MATEMÁTICA DA CONFECÇÃO DE ROUPAS: DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO VESTIR-SE BEM

  • Agner Lopes Bitencourt Universidade La Salle Professor da Rede Municipal de Ensino de Canoas
  • Vera Lucia Felicetti Universidade LaSalle http://orcid.org/0000-0001-6156-7121
  • Breno Arno Hoernig Júnior Universidade La Salle

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. Como resultados percebeu-se maior interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto na elaboração dos produtos pelos alunos como nos resultados das avaliações, evidenciou-se, de fato, significativa a eles. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
BITENCOURT, Agner Lopes; FELICETTI, Vera Lucia; HOERNIG JÚNIOR, Breno Arno. A MATEMÁTICA DA CONFECÇÃO DE ROUPAS: DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO VESTIR-SE BEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 568-588, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6875>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p568-588.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Aprendizagem significativa. Modelagem Matemática. Modelagem de roupas.