A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Ademir José Rosso UEPG

Resumo

Apresenta um mapeamento de artigos, dissertações e teses sobre o tema da (in)disciplina escolar. A coleta das produções se deu em duas bases eletrônicas Google acadêmico e o banco de dados on line da Capes, com 105 pesquisas (1998-2016). A análise foi processada pelo programa ALCESTE e SIMI. O primeiro emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes, o segundo proporcionou a árvore de similitude tendo a indisciplina como eixo central. Os dados foram interpretados frente à análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram: a) pluralidade teórico-metodológica; b) dispersão referente ao conceito da (in)disciplina escolar; c) reduzido número de sujeitos investigados; d) aspectos metodológicos insuficientes e alusão a aspectos pedagógicos restritos ao contexto da sala de aula, deixando de perceber fatores mais amplos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
FERREIRA, Adriano Charles; ROSSO, Ademir José. A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 522-544, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6729>. Acesso em: 06 jul. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p522-544.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação. Indisciplina. Revisão de literatura.