PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL ACERCA DO RIO SARAPUÍ, MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RIO DE JANEIRO.

  • Juliana Macedo Lacerda Nascimento Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro/ Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ- RJ).
  • Lucas de Esquivel Dias Brandão Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz – Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Ciências Biológicas.

Resumo

RESUMO Em 2012 foi feita uma investigação com três turmas de 7º Ano do Ensino Fundamental em uma escola pública Estadual no Rio de Janeiro, localizada no município de Duque de Caxias. A faixa etária variou de 11 a 15 anos, sendo 32 alunos do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Através de um questionário semiestruturado, almejou-se identificar que conhecimentos esses alunos tinham sobre o rio, como por exemplo, os conhecimentos geográficos, e a relação entre a presença do rio, as aulas de Ciências e a saúde da população ribeirinha. Espera-se que esta pesquisa subsidie a elaboração de campanhas educativas e projetos de intervenção ambiental, principalmente nas 21 favelas que estão presentes ao longo do percurso do rio Sarapuí.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Básica. Rio Sarapuí.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 9, 2019
Como citar
NASCIMENTO, Juliana Macedo Lacerda; BRANDÃO, Lucas de Esquivel Dias; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL ACERCA DO RIO SARAPUÍ, MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RIO DE JANEIRO.. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 478-500, set. 2019. ISSN 1809-0354. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6722>. Acesso em: 17 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p478-500.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Ambiental; Educação Básica; Rio Sarapuí.